Pagina Inicial Tradutor Cursos Artigos Vídeos Fotos Calendário Ecológico Eventos Quem somos Contato  

 

Recursos Hídricos
Contaminação da água 1
Tamanho da letra

O aumento da contaminação da água é uma das características mais importantes e cruéis do uso dos recursos hídricos em todo o mundo. Nos países em desenvolvimento, são poucas as cidades que contam com estações de tratamento para os esgotos domésticos, agrícolas e industriais, incluindo os agrotóxicos.

Até agora os seres humanos, a fauna e a flora vêm sobrevivendo às situações de mudança, mas se a contaminação aumentar, a capacidade de regeneração e adaptação diminuirá, acarretando a extinção de espécies e de ambientes que antes se constituíam em fonte de vida. Por isto, é urgente um processo de planejamento para prevenir e reduzir a possibilidade de ocorrerem estes danos.

Durante muito tempo, foi alimentada a falsa noção de que os recursos naturais, aí incluídos os recursos hídricos, seriam infinitos e, por isso, não acabariam nunca. Pior ainda foi a crença de que os rios e mares poderiam ser um meio para a lavagem de objetos sujos ou, ainda, que equivaleriam a um depósito para sobras e dejetos indesejáveis que "a água lavaria e levaria embora" para longe.

Por conta disso, grande parte da água doce disponível para consumo humano e das águas costeiras já está comprometida, devido ao aumento da contaminação dos corpos d'água superficiais por produtos químicos tóxicos e pela presença de microorganismos patogênicos emergentes que resistem aos tratamentos convencionais de esgoto.

Entretanto, a mesma água que traz e permite tantos benefícios também pode causar danos e destruir toda uma sociedade, todo um organismo.

Devido à má utilização, despejo inadequado de esgotos, resíduos tóxicos, óleos e deficiência no sistema de tratamento de água, ela pode veicular inúmeros microorganismos causadores de doenças prejudiciais à saúde humana.

As diferentes intervenções humanas no meio ambiente, como construções de grandes cidades, devastação de florestas, dragagem de áreas alagáveis, entre outras atividades, têm causado grandes alterações no ciclo da água (Esteves, 1998).

Tabela 1 – Serviços em risco devido os impactos causados por atividades humanas aos ecossistemas aquáticos

Atividade humana Impacto nos ecossistemas aquáticos Valores/serviços em risco
Construção de represas Altera o fluxo dos rios, e o transporte de nutrientes e sedimentos e interfere na migração e reprodução de peixes. Altera hábitats e a pesca comercial e esportiva. Altera os deltas e suas economias.

Construção de diques e canais Destrói a conexão do rio com as áreas inundáveis. Afeta a fertilidade natural das várzeas e os controles das enchentes.

Alteração do canal natural dos rios Danifica ecologicamente os rios. Modifica os fluxos dos rios. Afeta os hábitats e a pesca comercial e esportiva. Afeta a produção de hidroeletricidade e transporte Drenagem de áreas alagadas Elimina um componente-chave dos ecossistemas aquáticos.

Perda da biodiversidade, de funções naturais de filtragens e reciclagem de nutrientes, de hábitats para peixes e aves aquáticas.

Desmatamento/uso do solo Altera padrões de drenagem, inibe a recarga natural dos aqüíferos, aumenta a sedimentação. Altera a qualidade e a quantidade da água, pesca comercial, biodiversidade e controle de enchentes.

Poluição não controlada Diminui a qualidade da água. Altera o suprimento de água e a pesca comercial. Aumenta os custos de tratamento.

Diminui a biodiversidade. Afeta a saúde humana.
Remoção excessiva de biomassa Diminui os recursos vivos e a biodiversidade. Altera a pesca comercial e esportiva. Diminui a biodiversidade. Altera os ciclos naturais dos organismos.

Introdução de espécies exóticas Elimina as espécies nativas. Altera ciclos de nutrientes e ciclos biológicos. Perda de hábitats e alteração da pesca comercial. Perda da biodiversidade natural e estoques genéticos

Poluentes do ar (chuva ácida) e metais pesados Altera a composição química de rios e lagos. Altera a pesca comercial. Afeta a biota aquática, a recreação, a saúde humana e a agricultura.

Mudanças globais no clima Afeta drasticamente o volume dos recursos hídricos. Altera padrões de distribuição de precipitação e evaporação. Afeta o suprimento de água, transporte, produção de energia elétrica, produção agrícola e pesca e aumenta enchentes e fluxo de água em rios.

Crescimento da população e padrões gerais do consumo humano Aumenta a pressão para a construção de hidrelétricas e aumenta a poluição da água e a acidificação de lagos e rios. Altera os ciclos hidrológicos. Afeta praticamente todas as atividades econômicas que dependem dos serviços dos ecossistemas aquáticos.

 

Fonte: Tundisi, 2003

   
       
 
14/08/2009 - À procura de água no Universo
07/02/2009 - REUSO DA ÁGUA
16/10/2008 - Descrição do Aqüífero Guarani
23/09/2008 -  O que é um Aqüífero.
23/09/2008 -  Recursos Hídricos - Documentos
17/09/2008 - Recursos hídricos 1-Definição
28/08/2008 -  Água: o novo petróleo
28/03/2008 - Publicação consolida programas do Plano Nacional de Recursos Hídricos
25/03/2008 - Água: da essência ao desperdício

 

     
Notícias | Tradutor | Cursos | Artigos | Vídeos | Fotos | Calendário Ecológico | Eventos | Quem Somos | Contato
© Copyright 2011 Meio Ambiente News - Todos os direitos reservados